terça-feira, 30 de março de 2010

Inclusão dos Alunos Especiais às Tecnologias

4 comentários:

  1. Parabéns!
    O CEJA está realizando um trabalho de grande importância incluindo os portadores de necessidades especiais as tecnologias, esses recursos contribuem para desenvolver suas habilidades.
    Cleonice

    ResponderExcluir
  2. Mesmo nos dias atuais ainda há que resista ao uso de tecnologias. Por desinformação. É como comparar a produção agrícola medieval - com suas ferramentas rudimentares - com a agricultura moderna, que graças ao uso de tecnologias cada vez mais avançadas garante o sustento da humanidade. Assim também acontece no campo educacional, onde, é impossível oferecer condições iguais de acesso aos bens culturais sem o auxílio das diversas tecnologias disponíveis. Assim como o público-alvo da educação mudou, seus hábitos e preferências mudaram, é preciso que os educadores também mudem, adequando suas técnicas de ensino às ferramentas atuais. No caso dos portadores de necessidades especiais, essa adequação é ainda mais evidente, e não se trata somente de programas de computador, e sim de direcionar toda e qualquer idéia criativa para auxiliar o aprendizado desses alunos. O CEJA é privilegiado, pois conta com excelentes profissionais, que usam a tecnologia em favor da igualdade de acesso a todos os jovens e adultos que buscam conhecimento, oportunidades e sonhos.

    Leila

    ResponderExcluir
  3. O CEJA de Canoinhas oferece suporte no apoio pedagógico aos alunos incluídos na área visual, mental e surdez. Sala de Recursos com assessoria direta aos professores, por meio do SAEDE-DV, oferece materiais adaptados, transcrição de provas em Braille, cálculos no Sorobã e provas ampliadas. O SAEDE-DA, conta com professor bilíngüe, interprete e instrutora de línguas. No SAEDE-DM, os alunos freqüentam os blocos e são acompanhados pelo professor intérprete que repassará as aulas ministradas pelo professor regente.

    ResponderExcluir